Header Ads



ATUALIZADAS
recent

57% dos brasileiros são católicos, diz pesquisa

Levantamento reforça tendência de queda do catolicismo, enquanto evangélicos crescem; entrevistados que afirma não ter religião são 12%.
Embora tenha perdido força, o catolicismo ainda é a maior religião do Brasil. Seis em cada dez brasileiros se declaram católicos. É o que mostra um levantamento realizado pela agência de pesquisa de mercado Hello Research e divulgado nesta quarta-feira (01/07). A empresa ouviu 1.000 pessoas em 70 cidades de todo o país. A margem de erro é de três pontos percentuais.
No total, 57% disseram ser católicos. O número, no entanto, é bem diferente do registrado há 25 anos. No Censo de 1991, ano da segunda visita do Papa João Paulo II no país, a religião era seguida por 83% da população. Em 2000, o índice caiu para 73,6% e, em 2010, para 64,6%.
Ao mesmo tempo, a comunidade evangélica continua crescendo, seguindo a tendência registrada nos últimos anos. Em 2015, os pentecostais (que reúnem a Igreja Universal e a Assembleia de Deus) são 16% da população, enquanto os não pentecostais (mais tradicionais) representam 9% . Em 1991, os dois grupos juntos não somavam 9% no Censo.
Os entrevistados que declararam não ter religião são 12% e têm maior representatividade entre os jovens de 16 a 24 anos. Os adeptos do espiritismo, umbanda ou que respoderam ter outra religião possuem 2% cada. O candomblé e as demais crenças afro-brasileiras têm 1%.

Publicado em Época

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.