Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Líder supremo do Irã afirma que se Alá quiser,Israel não existirá em 25 anos

O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, disse nesta quarta-feira (9) que o “regime sionista”, forma como Teerã se refere a Israel, não deverá existir mais daqui a 25 anos. A mensagem foi publicada em seu site pessoal.
A declaração foi feita enquanto ele comentava sobre a rejeição de Israel ao acordo sobre o programa nuclear entre os iranianos e as potências do grupo 5+1 -EUA, Reino Unido, França, Rússia, China e Alemanha.
“Depois das negociações nucleares, o regime sionista disse que eles não se preocupariam com o Irã nos próximos 25 anos. Digo-lhes: primeiro, vocês não estarão por aqui daqui a 25 anos e, se Deus quiser, não existirá regime sionista daqui a 25 anos. Segundo, durante este período, o espírito da luta, do heroísmo e da guerra santa deixarão vocês preocupados a todo o momento.”
Na mesma carta, ele voltou a dizer que não autorizará qualquer negociação do Irã com os EUA sobre qualquer tema que não seja o acordo sobre o programa nuclear. E pediu aos iranianos que nunca se esqueçam do “Grande Satã”.
“Muitos querem mostrar este Satã como anjo, mas a nação iraniana expulsou este Satã. Não devemos permitir que ele fique se esgueirando e entre pela janela”, disse, em outra mensagem no Twitter.
Assim, o líder supremo responde à ala moderada do governo que esperava negociar com os Estados Unidos em outras coisas, como uma solução pacífica para a guerra na Síria. Dentre eles, está o chanceler Mohammad Javad Zarif.
Por outro lado, o discurso duro nem sempre indica a posição do governo iraniano sobre uma negociação. No caso do acordo nuclear, as frases de Khamenei sempre foram mais duras que as do governo.
Na quarta (9), ele criticou o governo por não respeitarem sua posição política. “Os funcionários públicos devem respeitar o povo revolucionário e parar de degradá-lo chamando-os de extremistas.”
Maior lobista contrário ao acordo nuclear, o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, criticou Khamenei. “Ele não deixa espaço nenhum para que os apoiadores do acordo tenham alguma ilusão.”

Publicado em Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.