Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Por que crer em Deus fez bem à sociedade

Uma pesquisa que contou com uma colaboração entre sociólogos e psicólogos examinou o efeito das religiões na cooperação do ser humano com seu círculo social.
O estudo foi feito por meio de entrevistas e experimentos para avaliar comportamentos de 600 pessoas de comunidades no Brasil, Fiji, Sibéria, Ilhas Maurício, Tanzânia e República de Vanuato. Os participantes tinham religiões como cristianismo, hinduísmo, budismo, animismo e culto aos antepassados.
“Alguns tipos de crença – como em deuses que supervisionam as interações humanas e punem as transgressões morais – podem contribuir para a evolução da cooperação humana”, afirma o pesquisador principal, Benjamin Purzychi.
“Se você acredita que está sendo vigiado e espera uma punição por ser muito ambicioso ou invejoso, você pode ter uma menor inclinação a ter ações antissociais”, explica.
Quando as pessoas se comportam assim, sugere o estudo, elas têm ações que apoiam fatores importantes da sociedade moderna como de instituições cooperativas, troca, mercado e sociedade.
“A crença religiosa pode ter sido um dos fatores principais no desenvolvimento e estabilidade de organizações sociais complexas como estados”, defende Purzycki.

Publicado em Science Daily


Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.