Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Igreja evangélica de Berlim dá sinal verde ao casamento gay

A igreja evangélica de Berlim, Brandemburgo e Oberlausitz, no leste da Alemanha, deu neste sábado sua aprovação ao matrimônio homossexual e casará casais do mesmo sexo a partir do dia 1º de julho.
O sínodo desta igreja, reunido em Berlim, deu sinal verde ao casamento homossexual por 91 votos favor e 10 contra, e se transformou na terceira igreja protestante regional que o permite na Alemanha, após as de Hessen-Nassau e Rheinland, ambas no oeste do país.
Em declarações ao jornal "Tagesspiegel", o bispo de Berlim, Markus Dröge, ressaltou a necessidade de acolher todos aqueles casais que, em sua diversidade, querem formar uma família cumprindo as obrigações definidas pela igreja.
Desde 2002 a igreja evangélica de Berlim, Brandemburgo e Oberlausitz, com cerca de um milhão de fiéis, oferecia, como outras diocese protestantes do país, um ofício religioso para abençoar estas uniões, mas diferenciado do casamento.
Esse ofício não incluía a troca de anéis e os casais também não ficavam inscritos no registro da igreja.
Há um ano o sínodo se mostrou a favor dos matrimônios homossexuais e encarregou a direção da igreja evangélica de preparar um projeto com a nova liturgia, aprovado hoje.
Durante um período transitório de cinco anos os pastores poderão se recusar a oficiar casamentos homossexuais por motivos de consciência.
Segundo o último anuário da igreja evangélica da Alemanha, o protestantismo conta com mais de 23 milhões de fiéis no país, enquanto 24,2 milhões de cidadãos se declaram católicos.

Publicado em Terra


Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.