Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Valioso tesouro hasmoneu é descoberto em Israel

A Autoridade para as Antiguidades de Israel revelou esta manhã ter feito já em Abril passado uma escavação que trouxe à luz um raro tesouro de moedas de prata do período hasmoneu (126 a.C.).
A escavação tem andado a ser realizada por uma equipa em que também se incluem jovens locais da região de Modi'in.
As moedas foram encontradas pelos arqueólogos numa fenda registada numa rocha encostada a um muro de um enorme complexo agrícola da região. O povo desta região da antiga Israel também fez parte dos que lutaram na resistência judaica contra a ocupação romana.
"Este é um raro apanhado de moedas de prata do período hasmoneu, composto de shekels e meio-shekels (tetradracmas e didracmas) que foram cunhadas na cidade de Tiro e que exibem várias imagens do rei Antíoco VII e seu irmão Demétrio II" - explicou Avraham Tendler, arqueólogo chefe das escavações em curso.
Segundo o director, algum judeu terá escondido as moedas na esperança de as voltar a recuperar mais tarde, coisa que supostamente não aconteceu.
Esta colecção de 16 moedas contém uma ou duas moedas de cada um dos anos entre 135 - 126 a.C., dando a entender que pertenceriam a um coleccionador, tal como acontece nos dias de hoje.

Liberdade de Sião
A escavação no local trouxe também à luz numerosas moedas de bronze cunhadas pelos reis hasmoneus, exibindo os nomes de vários reis, incluindo João, Judá, Jônatas, e Matatias, com o seu título cunhado de "Sumo Sacerdote e Chefe do Conselho dos Judeus."
Algumas moedas da época da revolta dos judeus contra a ocupação romana tinham cunhadas as seguintes frases: "Ano Dois" e "Liberdade de Sião", dando a entender que os habitantes da região acreditavam que viriam a conseguir tornar-se independentes de Roma.

Publicado em Shalom Israel


Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.