Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Encontrado em pergaminho um dos primeiros manuscritos da Bíblia

Utilizando raio-x e leitura 3D, os pesquisadores descobriram que o pergaminho tem as passagens do Levítico, um dos cincos primeiros livros da Bíblia.
Cientistas de Estados Unidos e Israel identificaram as mais antigas passagens manuscritas do Antigo Testamento já encontradas. Segundo os pesquisadores, o texto data do século III ou IV. A descoberta foi divulgada na revista científica Science Advances.
Sem precisar desembrulhar o pergaminho frágil e danificado, Penina Shor, autoridade de antiguidades de Israel, e Brent Seales, cientista da Universidade de Kentucky, utilizaram um procedimento inovador da instituição americana: desvendaram o texto através de escaneamento com raio-x e leitura virtual.
No pergaminho, os pesquisadores encontraram passagens do Levítico, um dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. O rolo foi encontrado por arqueólogos em En-Gedi, em 1970. No lugar, vivia uma antiga comunidade judaica, entre os anos de 800 d.C. e 600 d.C..

Técnica
Os estudiosos de Israel utilizaram uma máquina de microtomografia, normalmente utilizada para análise de câncer em pacientes. As imagens obtidas foram enviadas para Kentucky e equipe americana fez análises tridimensionais das passagens e reconstruiu virtualmente o manuscrito.
“Ficamos impressionados com a qualidade das imagens”, disse Michael Segal, diretor da Escola de Filosofia e Religião da Universidade Hebraica de Jerusalém.
Por muito tempo se pensou que seu conteúdo havia sido perdido para sempre, pois o rolo foi queimado em um grande incêndio no local e, até então, tocá-lo sem que se desfizesse em cinzas era impossível. “A estrutura principal de cada fragmento, completamente queimada e esmagada, tinha se transformado em pedaços de carvão que continuavam se desintegrando cada vez que era tocada”, relatou os pesquisadores no estudo.

Publicado em Veja


http://boo-box.link/2E6R4

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.