Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Nasce primeiro bebê filho de três pessoas, revela revista científica

O primeiro bebê com material genético de três pessoas diferentes é um menino. O pequeno I.H nasceu no dia 6 de abril e já tem 5 meses. O nascimento é resultado de uma técnica inovadora que incorpora o DNA de três pessoas, como informa a revista “New Scientist”. Os pais, jordanianos, receberam tratamento de uma equipe baseada nos Estados Unidos.
A controversa técnica, só permitida no Reino Unido, permite que os pais com mutações genéticas raras tenham bebês saudáveis. No caso, a mãe do bebê tem genes responsáveis pela síndrome de Leigh, uma doença fatal que afeta o sistema nervoso durante o desenvolvimento da criança e que já havia causado a morte dos seus dois primeiros filhos.
A publicação explica que genes que causam a doença ficam no DNA na mitocôndria. No caso da paciente, 25% delas tinham a carga genética problemática. Assim, os pais procuraram o New Hope Fertility Center (Centro de Fertilidade Nova Esperança), em Nova York, buscando ajuda.
O responsável pela técnica dos “três pais” é John Zang, que segura o bebê na foto. O cientista vem trabalhando no método que envolve a fertilização dos óvulos da mãe e da doadora com o esperma do pai. Antes que os óvulos fertilizados comecem a se dividir em embriões, o núcleo do óvulo da doadora é removido e substituído pelo da mãe. Entretanto, a técnica não é apropriada para o casal jordaniano por conta da religião: eles são muçulmanos e, portanto, contra a destruição de embriões. A saída foi usar uma técnica diferente: o cientista removeu o núcleo o óvulo da mãe e o inseriu no óvulo da doadora, que teve seu núcleo removido. O resultado é um óvulo com núcleo da mãe, mas DNA mitocondrial da doadora que, assim, poderia ser fertilizado pelo esperma do pai.
Dos cinco embriões criados pela equipe de Zang, somente um se desenvolveu corretamente. Implantado no útero da mãe, deu origem a I.H, o pequeno garoto que será, a partir de agora, inspiração para muitos pais.

Publicado em Extra


Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.