Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Congresso médico sobre religião defende que a fé ajuda a curar

Luiz Felipe Guimarães, presidente do Congresso Medicina e Espiritualidade
Evento terá atividades para o público leigo.
A fé pode mover montanhas. E a medicina sabe disso, como se verá no XI Congresso de Medicina e Espiritualidade, o Mednesp. Com o tema Ciência, Saúde e Espiritualidade: Construindo Práticas e Desenvolvendo Saberes, ele será realizado entre os dias 14 e 17, no Riocentro. A expectativa é receber três mil participantes.


— O evento vai acontecer, simultaneamente, em seis auditórios, onde serão apresentados vários trabalhos científicos que comprovam a influência da religião na medicina. Os estudos nessa área não começaram ontem. Em todo o mundo, especialistas pesquisam sobre essa ligação da ciência com a fé — explica o fisiatra Luiz Felipe Couto Guimarães, presidente do congresso.
Por meio da física quântica e de ressonâncias magnéticas funcionais, garante o médico, é possível atestar uma melhora de um quadro clínico graças à religiosidade do paciente. E para explicar essas situações, consideradas milagres, ele, que é espírita, tem a resposta na ponta da língua:
— Santo Agostinho já dizia que a gente não entende os milagres porque os nossos estudos ainda são insuficientes. Tudo o que pode ter as mãos de Deus carece de uma explicação aparentemente lógica.
Guimarães diz ainda que os profissionais da área de saúde devem trabalhar com a medicina da pessoa e não da doença. Para isso, salienta, é importante levar em consideração a espiritualidade de cada paciente:
— Ciência, saúde e espiritualidade não podem andar separadas na medicina que praticamos no século XXI. É preciso entender, por exemplo, a relevância de uma palavra suave, que faz bem, e de uma grosseira, que reflete negativamente na saúde da pessoa.

DESTAQUES
Curando a criança ferida dentro de você - Dia 15/6, às 8h05m.

A questão espiritual dos animais - Dia 15/6, às 11h25m

Espiritualidade e Medicina: Fé e Esperança como aliados da equipe de saúde - Dia 15/6, às 14h35m

O milagre do renascimento: sim à vida intrauterina - Dia 16/6, ao meio-dia.

Homeopatia e doutrina espírita, aspectos históricos - Dia 16/6, às 14h30m.

Os caminhos da dor oncológica e as potências da alma - Dia 17/6, às 10h50m.

Neurobiologia das emoções - Dia 17/6, às 15h30m.

SERVIÇO
O evento será realizado nos dias 14, 15, 16 e 17 de junho no Riocentro. Tel.: 2215-4476. Programação e inscrições em mednesp2017.org.br.

Original publicado em O Globo

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.