Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Companha convoca igreja brasileira a orar pelos quilombolas


Acontece no período de 20 a 26 de novembro a Semana Nacional de Oração Pelos Quilombolas. Iniciativa da Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil, a campanha tem como tema “Concede Senhor morada no céu e na terra aos quilombolas do Brasil”, com base na passagem bíblica de Salmos 115.16.
Segundo organização, a campanha quer mobilizar os cristãos a orar em favor dos quilombolas e tornar a realidade espiritual e social do grupo mais conhecida à igreja evangélica brasileira.
Os quilombolas estão entre os segmentos menos evangelizados do Brasil. Atualmente, há 3010 comunidades quilombolas certificadas pelo Estado, mas o número total pode chegar a cinco mil comunidades. Entre essas, estima-se que duas mil comunidades não contem com nenhuma igreja.
Para participar da semana de oração, basta preencher o cadastro de inscrição, e optar pelo cadastro individual ou cadastro para igrejas. Um Guia de Oração, com um tema específico para cada dia da semana, será enviado para o e-mail cadastrado.


Realidade quilombola
Atualmente, as comunidades quilombolas se autodenominam a partir de suas relações com o território ocupado e a ancestralidade negra ligada a ex-escravizados que criaram esses espaços de resistência. A partir de 2020, a população quilombola poderá ganhar uma categoria no censo demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para ampliar o debate sobre os desafios particulares dessas comunidades.
A população quilombola enfrenta graves problemas sociais e econômicos. Das 190 mil famílias quilombolas que recebem algum tipo de ajuda dos programas sociais do governo federal, atualmente, cerca de 70% estão em situação de extrema pobreza.
A titulação dos territórios é outro agravante. Apenas 296 comunidades quilombolas contam com o título de propriedade. Hoje, no Incra, há mais de 1.600 pedidos de regularização de terras consideradas quilombolas. De acordo com o jornal O Globo, esses pedidos podem ser negados, caso seja revogado o decreto que regula a titulação de terras para quilombolas – Ação Direta de Inconstitucionalidade, de autoria do DEM, em trânsito no Supremo Tribunal Feral (STF).
Há comunidades certificadas em quase todos os Estados do Brasil, com exceção de Acre, Roraima e o Distrito Federal. A região com o maior número de comunidades é o Nordeste, onde está concentrada mais de 60% das comunidades certificadas do país. Os Estados com o maior número de comunidades certificadas são: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pará e Pernambuco.

Serviço
Evento: Semana Nacional de Oração pelos Quilombolas do Brasil.
Data: 20 a 26 de novembro.
Organização: Aliança Evangélica Pró-Quilombolas do Brasil.
Clique aqui para mais informações e cadastro.

Foto: Ana Cláudia Nunes.

Publicado originalmente em Ultimato

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.