Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Usar internet pode tornar você menos religioso, diz estudo


Isso não é necessariamente ruim e pode tornar as pessoas mais tolerantes.
Se você usa a internet, é mais propenso a não ser afiliado a uma religião, de acordo com um estudo do departamento de sociologia da Universidade de Baylor.
Apesar de a internet ter mudado a forma como nos relacionamentos e até como pensamos, a pesquisa buscou abordar seus efeitos sobre a religião. A conclusão é que as pessoas tendem a ser menos religiosas, mas também entendem que outras religiões podem ser seguidas.
“Uma das minhas muitas descobertas nesse estudo é que o aumento no uso da internet se correlaciona com a perda da filiação religiosa, e também notei que indivíduos que passam muito tempo online são menos propensos a pensarem que há apenas uma religião correta”, o autor do estudo Paul K. McClure, da Universidade de Baylor, ao PsyPost. “Para entender essas descobertas, eu argumento que a internet encoraja um certo pensamento que faz os indivíduos sentirem que não estão vinculados a instituições ou dogmas religiosos.”


O estudo também reporta que o hábito de ver televisão também reduz a participação das pessoas em atividades religiosos. No entanto, essa atividade não foi relacionada com a redução da religiosidade.
A pesquisa avaliou dados de 2010 referentes a 1714 pessoas que residem nos Estados Unidos, que responderam a perguntas sobre uso de internet e vida religiosa. Os dados já estão antigos e McClure reconhece isso. Ele argumenta que as informações não eram tão velhas quando o levantamento foi iniciado, em 2014. Portanto, ainda são necessários mais estudos sobre o tema, especialmente, com dados mais recentes.

O estudo pode ser consultado no Journal for the Scientific Study of Religion.

Publicado originalmente na Exame

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.