Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Religiões preparam declaração conjunta sobre a eutanásia

Iniciativa marcada para 16 de maio, em Lisboa, reúne as principais religiões em Portugal.
O Grupo de Trabalho Inter-Religioso para a saúde (GTIR) vai promover a 16 de maio uma conferência sobre a eutanásia que envolve diversas Igrejas e comunidades religiosas em Portugal.
A iniciativa decorre na Academia das Ciências de Lisboa, com início agendado para as 15h30, concluindo-se com a assinatura de uma declaração conjunta sobre a eutanásia.
O GTIR engloba as comunidades Islâmica, Israelita, Budista, Hindu e Bahá’í, as Igrejas Adventista, Ortodoxa e Católica, a Aliança Evangélica e o Conselho Português de Igrejas Cristãs (COPIC).
“O assunto da vida humana em processo terminal está claramente em cima da mesa, e na atualidade da agenda social e política para discussão”, assinalam os responsáveis pela conferência inter-religiosa, em comunicado enviado à agência Ecclesia.
A nota sublinha que as diversas tradições religiosas têm “uma mensagem sobre a vida e sobre a morte do homem que muito tem contribuído para a cultura e para a organização das sociedades ao longo dos séculos”.
O programa prevê um primeiro painel sobre o contributo das religiões para a bioética, seguindo-se uma conferência de Walter Oswald, médico e especialista em bioética que a Igreja Católica distinguiu com a edição de 2016 do Prémio Árvore da Vida – Padre Manuel Antunes.
A iniciativa conclui-se com uma mesa-redonda que integra participantes de todas as religiões presentes, com a participação anunciada do Patriarca de Lisboa, cardeal D. Manuel Clemente.
A declaração conjunta a assinar pelos representantes das várias religiões vai ser entregue ao Presidente da República Portuguesa.
A 29 de maio vão ser discutidos na Assembleia da República quatro projetos-lei relacionados com a legalização da eutanásia.
Para o mesmo dia está convocada uma manifestação de vários movimentos contrários à legalização da Eutanásia, como a Federação Portuguesa pela Vida.
A 24 de maio, o “Stop Eutanásia” promove a manifestação “Os Portugueses Não querem a eutanásia”, às 12h30, diante do Palácio de São Bento.

Publicado originalmente em Renascença

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.