Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Estudo nos EUA revela quão pouco as pessoas sabem sobre religiões

Pesquisa quantificou conhecimento dos moradores dos EUA acerca de várias crenças; judaísmo foi tido como prejudicado
Uma pesquisa revelou a extensão do conhecimento do povo norte-americano sobre religião. Conduzido pela organização Pew Research Center, o levantamento se baseou nas respostas dadas por quase 11 mil cidadãos dos Estados Unidos a 32 perguntas de múltipla escolha sobre temas como cristianismo, judaísmo, islamismo, budismo e ateísmo.

Dessas questões, catorze eram sobre cristianismo ou a Bíblia, quatro sobre a religião judaica, duas sobre o Islã e sobre o hinduísmo, uma sobre budismo, uma sobre sikhismo, duas sobre ateísmo e sobre agnosticismo, três sobre a composição religiosa de alguns países e uma sobre a religião na Constituição dos EUA.

O estudo revelou que, em média, o americano acerta catorze dessas perguntas (equivalente a quase 44%). Outra descoberta interessante foi que, embora mais da metade tenha acertado a resposta sobre questões como “O que é o Ramadã?”, o nono mês do calendário islâmico, e “O que se comemora no domingo de Páscoa?”, o feriado cristão, apenas 15% sabiam o nome do texto sagrado do hinduísmo.

Além disso, menos de 30% escolheram a alternativa certa quando perguntados sobre quando começa o Shabat judaico, dia de descanso semanal dos adeptos dessa religião, ou sobre a qual fé se relaciona o termo “cabala”, a filosofia do judaísmo.

A pesquisa apontou que os norte-americanos estão menos familiarizados com questões ligadas às religiões hindu, judaica e budista do que com assuntos cristãos, muçulmanos e protestantes.

O estudo também concluiu que judeus e ateus alcançaram os melhores resultados, com o maior número de perguntas corretamente respondidas (na média, 18,7 e 17,9 questões acertadas, respectivamente). Já os católicos acertaram em média 14 perguntas.

Outra observação é que o nível de instrução influencia muito o resultado individual. Pessoas com ensino superior tiveram sete acertos a mais do que indivíduos menos escolarizados. Por outro lado, minorias raciais e étnicas obtiveram resultados abaixo da média em relação a temas religiosos.

Publicado em Veja

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.