Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Vilões na Bíblia, antigos filisteus vieram da Europa, mostra DNA

Estudantes de arqueologia desenterram achados em escavações no primeiro cemitério de filisteus em Israel.
Os antigos filisteus, os vilões bíblicos cujas origens intrigam acadêmicos há décadas, foram para o Oriente Médio do sul da Europa mais de 3 mil anos atrás, mostraram novos testes de DNA.

As descobertas genéticas vieram de esqueletos desenterrados por arqueólogos em Israel em 2016, incluindo ossos de crianças enterrados sob casas de filisteus, escreveram os arqueólogos em um artigo publicado nesta quarta-feira.

O grupo é regularmente retratado como o inimigo do povo de Israel em textos bíblicos. O gigante Golias era um filisteu, assim como Dalila, que traiu o legendário guerreiro Sansão.

Graças à má reputação, o nome dos filisteu se torno um sinônimo de grosseria, ignorância e hostilidade à cultura.

Mas com toda sua proeminência, o lugar de onde eles vieram antes de se assentarem na costa do que é hoje o sul de Israel e Gaza, ainda continuava um mistério.

Teorias variavam em afirmar que seus ancestrais eram originários do Mar Egeu, do norte da região do Levante, ou ainda de uma cultura local.

"Nosso estudo mostrou pela primeira vez que os filisteus imigraram para essa região no século XII a.C.", disse Daniel Master, diretor da expedição Leon Levi a Ascalão, cidade costeira onde o primeiro cemitério filisteu foi encontrado.

"Não comprovamos isso ao mostrarmos estilos similares de cerâmica, nem ao examinarmos textos, mas ao examinarmos o DNA das pessoas", disse Master. "Podemos ver em Ascalão o novo DNA vindo de populações imigrantes, o que muda toda essa região".

A equipe de Ascalão enviou mais de 100 amostras de esqueletos para o Instituto Max Plack de Ciências da História Humana, na Alemanha. DNA foi encontrado em dez indivíduos, particularmente nos ossos da parte interna da orelha, que preservaram o material por mais de milhares de anos.

Publicado em Reuters/Terra

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.