Header Ads



ATUALIZADAS
recent

Arqueólogos acreditam ter encontrado a antiga igreja dos apóstolos decrita na Bíblia

Além da menção bíblica, outros relatos antigos também descrevem a abadia. No entanto, nenhuma evidência material havia sido revelada
Citada diversas vezes em textos antigos, a Igreja dos Apóstolos era motivo de debate entre os historiadores. No entanto, arqueólogos podem ter encontrado o sítio arqueológico de el-Araj (ou Beit Habek), ao norte do Mar da Galileia.

Segundo o evangelho de João, a igreja teria sido construída num vilarejo de pescadores, sobre a residência onde nasceram os apóstolos Pedro e André. Eles foram dois dos primeiros seguidores de Jesus Cristo. São Pedro é, até hoje, venerado como fundador da Igreja Católica e seu primeiro Papa.

Apesar das inúmeras e antigas menções à igreja, nenhuma evidência física de sua existência tinha sido encontrada até hoje. Agora, uma equipe de arqueólogos israelenses encontrou fragmentos dourados de mosaicos e até uma parede para coral que, segundo os especialistas, costumava ser adornada.

Um dos fragmentos de mosaico encontrados pelos pesquisadores / Crédito: Centro de Estudos do Judaísmo Antigo e Origens Cristãs - Israel
Anteriormente, os pesquisadores encontraram evidências de que ali era, de fato, a localização de Betsaida, o vilarejo de pescadores de onde os apóstolos eram naturais. Os escombros da igreja foram encontrados próximos, corroborando o que escreveu o historiador Flávio Josefo, ainda no século 1 d.C. A igreja bizantina também teria sido referenciada por um bispo bávaro do século 8.

Apesar de ainda não ser certeza absoluta, os cientistas estão confiantes de que a igreja é, de fato, a dos Apóstolos. Aproximadamente um terço foi escavado, e, agora, está sendo procurada uma inscrição. Eles estão confiantes de que a abadia fazia parte de um complexo monástico.

Se fosse encontrada, essa inscrição, típica dos templos bizantinos, revelaria em homenagem a quem a igreja foi construída e seria a comprovação (ou não) das suspeitas dos pesquisadores.

Outro sítio arqueológico, o de e-Tell, a cerca de dois quilômetros dali, já tinha sido apontado como possível localização para o antigo templo. Desde 1987, escavações no local descobriram fortificações da época do século 9 a.C, além de casas e apetrechos de pescadores e um templo, todos da época do Império Romano.

O vilarejo onde os dois apóstolos nasceram teria progredido, posteriormente, para uma polis. O local também foi, segundo a Bíblia, onde Jesus curou um cego e, perto dali, também, teria sido onde ele realizou o famoso milagre da multiplicação de pães e peixes, alimentando cerca de 5 mil pessoas.

Publicado em Aventuras na História

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.