Header Ads

ATUALIZADAS
recent

Jerusalém aprova planos para trazer 2 mil judeus etíopes para Israel

A administração israelita aprovou o orçamento de 52 milhões de dólares em fundos a serem utilizados para trazer 2 mil judeus da Etiópia para Israel até ao final deste ano.

A ministra israelita para a Aliyah e Absorção Pnina Tamano-Shata, ela própria sendo a primeira mulher nascida na Etiópia a ocupar um lugar no parlamento, tem andado a pressionar o governo de Jerusalém para resgatar os judeus etíopes. Muitos deles enfrentam a subnutrição e condições humanitárias que se deterioram de dia para dia devido à crise do coronavírus, estando desde há anos esperando para se poderem reunir às suas famílias já em Israel.

O governo de Israel aprovou em 2015 uma lei para permitir o "regresso aéreo" do restante da comunidade de judeus vivendo em Gondar e em Adis Abeba para Israel num espaço de 5 anos. Segundo a Agência Judaica, só 2.200 etíopes é que foram trazidos para Israel. Segundo os mídia israelitas, existem ainda 14.000 judeus esperando emigrar para a terra dos seus antepassados.


No mês passado a ministra Tamano-Shata elaborou um plano para trazer 8.000 etíopes para Israel. Mesmo apesar de só terem sido aprovados 2.000, ela mesmo assim considera isso como uma vitória.

A ministra agradeceu aos governantes envolvidos nesta decisão e prometeu lutar para trazer mais judeus etíopes de volta a Israel.

Shalom Israel

Nenhum comentário:

Fico muito feliz pelo seu interesse em comentar esta notícia.

Lembro que a legislação brasileira prevê a possibilidade de responsabilização do blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários.

Sendo assim, me reservo o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Enfim, gostaria de lhe pedir a gentileza de se identificar com seu nome e e-mail.

Obrigado.

'; (function() { var dsq = document.createElement('script'); dsq.type = 'text/javascript'; dsq.async = true; dsq.src = '//' + disqus_shortname + '.disqus.com/embed.js'; (document.getElementsByTagName('head')[0] || document.getElementsByTagName('body')[0]).appendChild(dsq); })();
Tecnologia do Blogger.